Thursday, March 24, 2011

Evgeny Kissin



Evgeny Kissin é um pianista russo, nasceu em Moscovo em 10 de Outubro de 1971, e o seu primeiro contato com o teclado de um piano deu-se quando tinha dois anos de idade. A sua mãe ensinou-o, dando-lhe as primeiras lições. Quando completou 6 anos de idade ingressou na "Gnessin School of Music", em Moscovo, onde foi aluno de Anna Pavlovna Kantor.
A sua primeira apresentação pública deu-se quando tinha 10 anos, tendo sido solista num concerto de Mozart. Aos 11 anos, apresentou o seu primeiro recital a solo. Em 1984, com apenas 12 anos, tocou os concertos nº1 e nº2 de Chopin, perante uma grande audiência, no Conservatório de Moscovo, do que resultou uma famosa edição para LP e CD.
Em 1988 apresentou-se no Festival de Salzburgo. No mesmo ano, a gravação como solista do Concerto nº1 de Tchaikovsky, com a Filarmônica de Berlim, sob a regência de Herbert von Karajan, é transmitida ao vivo pela televisão. O seu primeiro recital em Nova Iorque deu-se no Carnegie Hall, em 1990.
Em 1995 foi nomeado "Instrumentista do Ano" pela revista Musical America. Em 1996, na Rússia, recebeu o prêmio "Triunfo pela Excelência". Em 1997, tornou-se o primeiro pianista a apresentar um recital a solo no BBC Proms (Promenade Concerts), em Londres.
A sua vasta discografia inclui composições de Chopin, Rachmaninov, Schumann, Schubert, Brahms, Haydn, Mozart, Beethoven, Liszt, Scriabin, Tchaikovsky, Mussorgsky, César Franck, Medtner, Prokofiev, Shostakovich e Stravinsky.


xxx

No comments: